Finep libera em outubro primeiros financiamentos para provedores

Com mais de 50 pedidos em análise técnica e financeira, a Finep deverá liberar, até meados de outubro, os primeiros financiamentos para provedores regionais dentro do Programa de Apoio à Aquisição Inovadora em Empresa de Telecomunicações, lançado em junho deste ano. O objetivo do programa é fomentar a demanda por equipamentos de tecnologia nacional, liberando os fabricantes para investir recursos, que estavam sendo usados para financiar seus clientes, em projetos de inovação.

Segundo André Castro Pereira Nunes, superintendente de Inovação em Defesa, Energia, Telecomunicações e Economia Criativa da Finep, daqui para a frente o processo de tramitação dos pedidos não deverá exceder 35 dias. “Na área técnica, a orientação é de que não demorem mais de dois a três dias”, disse ele, ao falar sobre o programa durante painel sobre financiamento da banda larga no Brasil no Furukawa Summit, realizado entre os dias 13 e 15, em Foz do Iguaçu (PR). Mas Castro alertou que os provedores regionais, que até então nunca tinham sido clientes da Finep pois não desenvolvem tecnologia, têm que preencher os cadastros com informações consistentes. Ou seja, a solicitação de financiamento tem que ser consistente com o faturamento.

Ele informou que, como acontece em todo empréstimo, o problema sempre está na apresentação de garantias. “É aí que surgiram algumas dificuldades, que a área financeira está avaliando”, disse.

As condições de financiamento para a compra de equipamentos nacionais acima de R$ 500 mil e a lista de produtos contemplados podem ser verificadas aqui: http://www.finep.gov.br/apoio-e-financiamento-externa/programas-e-linhas/telecom
FONTE: http://www.pontoisp.com.br/finep-libera-em-outubro-primeiros-financiamentos-para-provedores/