Pompeia inova e cria infovia integrando serviços públicos

A fibra óptica pode muito mais do que levar internet de alta velocidade a empresas, residências e órgãos públicos de uma cidade. Uma infraestrutura de telecom mais robusta, com mais segurança para o tráfego e mais qualidade na transmissão dos dados permite que sejam agregados à rede serviços e aplicações estratégicas no desenvolvimento de políticas públicas inovadoras. Foi isso que aconteceu na pequena Pompeia, cidade com pouco mais de 20 mil habitantes no Centro-Oeste paulista.

Há dois anos, a prefeitura concluiu o desenvolvimento de um projeto de infovia em fibra óptica, construindo um backbone sobre o qual foram adicionados diversos sistemas de serviços públicos. Na área de saúde, um sistema de gestão interliga todas as unidades de saúde e os centros de especialidade. Na educação, há um sistema de gestão que abriga as informações das escolas da rede de ensino. A infraestrutura abriga, ainda, sistemas de segurança urbana e da administração central. Tudo isso convergindo para uma base de dados unificada.

José Esteverson, responsável pela área de TI da prefeitura na época da implantação do projeto, conta que outro serviço importante viabilizado pela infovia foi a telefonia IP. “Houve uma enorme economia. Antes, nós pagávamos R$ 14 mil por mês de conta de telefone. Com o uso da internet, a chamada VoIP, tivemos uma redução de 50% a 60%”, ressalta. A cidade de Pompeia também está abrindo o sinal Wi-Fi para a população, que aderiu prontamente à novidade: em dois meses, foram feitos mais de 500 cadastros.

O parceiro técnico da prefeitura na infovia foi a empresa Life, que há 20 anos atua no mercado de telecom. Atendendo atualmente oito cidades, a Life começou a fibrar a região em 2010. Hoje, das oito cidades, seis têm fibra em 100% do território urbano. Luís Eduardo Diaz, diretor de Operações da empresa, conta que foram implantados 30 pontos na cidade: “A conexão é de 10 Mbps nos pontos e de 100Mbps compartilhados, na prefeitura”.

FONTE: http://www.pontoisp.com.br/pompeia-inova-e-cria-infovia-integrando-servicos-publicos/